Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Vacina contra influenza aviária protege múltiplas espécies

<p>Um jornal especializado em virologia divulgou que o produto pode proteger pássaros, humanos e outros mamíferos contra diversas cepas do vírus.</p>

Redação (21/10/2008)- O "Journal of General Virology", especializado em virologia, informou que uma única vacina poderia ser usada para proteger pássaros, humanos e outros mamíferos contra diversas cepas do vírus da influenza aviária. As aves poderiam ser protegidas enquanto estivessem em seus ovos.

Atualmente a gripe aviária desafia os cientistas no desenvolvimento de uma vacina eficaz. Agora, pesquisadores dos EUA desenvolvem uma vacina baseada em uma das cepas do vírus da gripe que pode ser utilizada para proteger várias espécies. "Para estar preparado para uma epidemia, precisamos de um produto de proteção múltipla", afirmou um dos cientistas. "Uma limitação muito importante na atual conjuntura das vacinas antigripais é que elas são geralmente feitas para espécies específicas. Nossa abordagem envolve uma espinha dorsal universal que pode ser usada em várias espécies diferentes, inclusive o homem" .

Processo: Pesquisadores descobriram que os genes centrais (backbones) do vírus H9N2 de aves da Guinea podem proteger pássaros e camundongos contra a gripe. Eles modificaram o vírus de forma a torná-lo menos patogênico. Três semanas após serem vacinados, camundongos foram infectados com cepas potencialmente letais, o H1N1 e o H5N1. Todos sobreviveram e não apresentaram sinais da doença.