Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Terminologia dos rótulos de alimentos

<p>Definições de alguns termos comumente usados nos rótulos dos alimentos destinadas aos consumidores.</p>

Redação (22/08/2008)- A publicação Newsday oferece as seguintes explicações:

Natural, 100% Natural (Natural)
É dificil chamar um alimento de totalmente natural. O ministério da agricultura dos EUA (USDA) define como natural as carnes "minimamente processadas" e que não contenham ingredientes artificiais, aroma, cor ou conservantes.

Tratado humanamente (Humanely Raised)
Na teoria, o bem estar do animal criado é baseado em seu comportamento natural. Ele tem manejo adequado, para limitar o stress e come uma dieta saudável sem adicionar antibióticos ou hormônios. Porém, uma entidade (como a Humane Farm Animal Care) deve certificar que a propriedade está de acordo com tal tratamento, você deve confiar no produtor.

Orgânico, Certificado orgânico (Organic, Certified Organic)

Frutas ou vegetais orgânicos crescem sem os pesticidas, fertilizantes sintéticos, bioengenharia ou radiação. Carnes, aves, ovos e produtos lacteos orgânicos são provenientes de animais alimentados exclusivamente com cereais, frutos e vegetais orgânicos, sem antibióticos ou hormônios de crescimento. O alimento "Certificado orgânico" foi inspecionado e aprovado como orgânico pelo USDA. Obter tal certificado é caro, por esta razão, algumas propriedade produzem o alimento sem o certificado.

Sem antobióticos – Sem hormônios (Antibiotic-Free, Hormone-Free)
Os antibióticos mantém os animais dentro de uma propriedade protegidos de infecções bacterianas, porém, sobram resíduos no alimento. Por isso, os consumidores podem procurar por carnes, aves, ovos e produtos lácteos sem medicamentos. O USDA não permite que a avicultura utilize hormômios na criação (todos os produtos avícolas não contém hormônios), mas eles são utilizados na criação bovina para estimular a produção de leite e ganho de peso. Quando este procedimento não é utilizado, logicamente o alimento é classificado como Sem hormônios.

Selvagem, Pesca selvagem, Pesca com linha (Wild, Wild-Caught, Line-Caught)
O Salmão do pacífico e o atum são apenas algumas espécies de peixes que vivem no ambiente que precisam ser pescados para alimentação. Pescar estes peixes com redes pode ser destrutivo, não só para os peixes almejados, mas para outros peixes "acessórios", ou seja, não são espécies valiosas ao pescador. Peixes "line-caught" não são apanhados nas redes, mas sim, com linhas de pesca, uma prática mais sustentável.

Criado em cativeiro (Farm-Raised)
O Salmão, tilápia e bagre (etc) são, normalmente, criados em cativeiro e alimentados com dieta artificial. Existem peixes que podem ser tanto selvagens como criados em cativeiro.