Redação (31/07/2008)- O lucro líquido da Sadia S.A. alcançou R$ 334,8 milhões nos seis primeiros meses do ano, o que representa um incremento de 62,9% na comparação com igual período de 2007. Entre janeiro e junho de 2008, o faturamento da companhia foi de R$ 5,5 bilhões e a receita líquida de R$ 4,9 bilhões, valores respectivamente 23,5% e 24,6% superiores aos obtidos no 1S07. O EBITDA chegou a R$ 548,4 milhões, valor 19% maior do que o verificado em 2007, enquanto a margem ficou em 11,3%. O aumento da demanda por alimentos e a alta nos preços de alguns de seus principais produtos fizeram com que a Sadia fechasse o primeiro semestre com crescimento no volume de vendas e em receita, nos mercados interno e externo.
As vendas físicas avançaram 8,7% no período, totalizando 1,1 milhão de toneladas comercializadas. O balanço consolidado do 1S08 mostra que o ritmo de crescimento do volume no mercado interno foi superior ao das exportações. As vendas para o mercado interno subiram 10,6% e atingiram 512,4 mil toneladas, enquanto as exportações tiveram um incremento de 7%, com 590,8 mil toneladas. Já em receita, o crescimento foi maior nas exportações (25,8%) do que nas vendas para o mercado brasileiro (21,5%). Com isso, a participação do mercado externo na receita da companhia no primeiro semestre avançou e as exportações responderam por 48% da receita total da Sadia, enquanto as vendas internas foram responsáveis por 52%.
Um dos principais destaques do período, o segmento de industrializados foi responsável por 44,3% do volume e 47,3% da receita totais da companhia no primeiro semestre de 2008. O aumento de vendas foi de 12% em volume e de 23% em receita, resultados decorrentes da melhor comercialização desse tipo de produto tanto no Brasil quanto no exterior.
No 2T08, o desempenho da Sadia também foi positivo, mesmo com a alta do custo dos insumos e da ameaça permanente de desaceleração da economia mundial. Na comparação trimestral, a receita bruta de abril a junho de 2008 ficou 26,5% acima do mesmo período de 2007, atingindo a casa dos R$ 2,9 bilhões, enquanto a receita líquida cresceu 28,1% e chegou a R$ 2,6 bilhões. O lucro líquido apresentou crescimento de 9,6% e atingiu R$ 119,9 milhões no período e o EBITDA foi de R$ 271,5 milhões, o que significou um aumento de 18,4% em relação ao 2T07. A margem sobre a receita líquida foi de 10,5% no período. O aumento de consumo nos países emergentes e os preços firmes praticados pela companhia no exterior explicam os bons resultados obtidos. A alta de 8,7% no volume total comercializado no trimestre (570 mil toneladas) e nos preços médios, especialmente de industrializados no mercado interno e aves no mercado externo, também contribuíram para o desempenho da companhia.
Mercado Interno
O aumento da renda dos brasileiros mais uma vez foi um fator importante para os resultados da Sadia no período de janeiro a junho de 2008. Mesmo com a alta da inflação e o conseqüente aumento dos juros, o consumo no mercado interno manteve-se estável. A receita gerada nos primeiros seis meses do ano chegou a R$ 2,9 bilhões, montante 21,5% superior ao de igual período de 2007. Já o volume de vendas cresceu 10,6% entre janeiro e junho de 2008 e totalizou 512,3 mil toneladas. Na comparação trimestral, o aumento foi de 7,8% em volume, com 257,2 mil toneladas, e de 23,6% em receita, com R$ 1,5 bilhão.
Responsável por 81% da receita total da companhia no mercado doméstico, o segmento de industrializados foi mais uma vez o destaque das vendas internas. Entre os dois semestres avaliados, o volume cresceu 11,9% (429,1 mil toneladas) e a receita, 22,6%, atingindo a marca dos R$ 2,3 bilhões. De abril a junho deste ano, as vendas de industrializados foram 9,1% maiores em volume (214,9 mil toneladas) e 24,9% em receita (R$ 1,2 bilhão), em relação ao mesmo período de 2007.
No segmento de aves, os resultados refletiram a estratégia de direcionamento do produto para o mercado externo, privilegiando a exportação, principalmente, de frangos em partes. Com isso, na comparação semestral houve queda de 8,8% no volume de vendas de aves no mercado brasileiro, que somou 51,2 mil toneladas. Na comparação trimestral, a queda foi de 19,7%, com 24,2 mil toneladas. A receita do segmento, de R$ 106,5 milhões, caiu 4,6% no 2T08, mas, no semestre, a receita teve crescimento de 0,7%, chegando a R$ 214,3 milhões.
A venda de suínos cresceu nos últimos meses, principalmente em função do aumento do preço da carne bovina. O volume comercializado no mercado brasileiro no 1S08 teve crescimento de 6,7% em relação ao 1S07 e totalizou 21,9 mil toneladas, enquanto no 2T08 avançou 27,1% e atingiu 12 mil toneladas. Em receita, o crescimento foi ainda maior, devido ao aumento nos preços médios da carne suína, conseqüência da forte demanda pelo produto no mercado. A receita do segmento somou R$ 113,6 milhões no mercado brasileiro, com aumento de 40,4% no 1S08. Na comparação trimestral, a receita de abril a junho deste ano foi de R$ 65,2 milhões, 59,6% superior à do 2T07.
Já o direcionamento de carne bovina para o mercado brasileiro, em função do embargo europeu, resultou num aumento de 206,2% no volume comercializado entre 1S08, atingindo 10,2 mil toneladas. A alta da receita foi de 194,7% na mesma comparação, totalizando R$ 51,5 milhões. Em relação ao 2T08, o volume chegou a 6,1 mil toneladas, 219,5% maior do que verificado no mesmo período de 2007. O aumento de 10,1% nos preços médios do segmento de bovinos no 2T08 resultou num crescimento de 251,9% na receita, que somou R$ 35 milhões.
Mercado Externo
A evolução da receita proveniente das exportações nos seis primeiros meses do ano foi ainda maior do que a verificada no País, especialmente em razão do aumento nos preços médios praticados pela empresa no mercado externo. A receita obtida com exportações no período chegou a R$ 2,6 bilhões, 25,8% maior do que a do 1S07. Na comparação trimestral, o aumento foi de 29,6% (R$ 1,4 bilhão). O volume comercializado no 1S08 chegou a 590,8 mil de toneladas, 7% maior do que a do 1S07. No segundo trimestre de 2008, o aumento no volume de vendas foi de 9,5%, com 312,9 mil toneladas, comparado ao período de abril a junho de 2007.
O segmento de aves teve papel fundamental para os bons resultados do 1S08 da companhia, devido ao forte aumento da demanda no mercado externo. O setor foi responsável por 78,3% do volume exportado pela empresa no período, somando 462,8 mil toneladas, 10,5% a mais do que no mesmo período de 2007. Já a receita atingiu a casa de R$ 1,9 bilhão, 33,5% maior do que a verificada nos 1S07. De abril a junho deste ano, as exportações do segmento cresceram 17% em volume (246,8 mil toneladas) e 42,2% em receita (R$ 1 bilhão), na comparação com o 2T07. O principal destaque do setor foi o embarque de aves em partes, que resultou no aumento do preço médio do segmento da ordem de 20,8% em reais e 41,4% em dólar, na comparação semestral.
O segmento de industrializados também teve desempenho relevante nas exportações do 1S08. Na comparação com o mesmo período de 2007, o volume embarcado pelo segmento cresceu 12,4%, chegando a 59,1 mil toneladas, enquanto a receita alcançou R$ 280,7 milhões, apresentando alta de 26,9%. No trimestre, a venda de industrializados cresceu 4,5% em volume (30,2 mil toneladas) e 23,4% em receita (R$ 143,1 milhões), na comparação com o 2T07.
Já as vendas de suínos ao mercado externo caíram 5,2% no 1S08 (48,6 mil toneladas) e 15,9% no 2T08 (25,4 mil toneladas), na comparação com os respectivos períodos do ano passado. O direcionamento de carne suína para o mercado interno explicam a queda. Em receita, houve aumento de 12,3% no primeiro semestre (R$ 256,4 milhões) e de 9,4% no segundo trimestre (R$ 143,4 milhões), na comparação com os mesmos períodos de 2007.
Reflexo do embargo europeu à carne brasileira, as exportações do segmento de bovinos tiveram queda de 30,8% em volume e atingiram 20,2 mil toneladas no 1S08. Em receita, a queda foi de 21,6% no mesmo período, somando R$ 127,4 milhões. Na comparação 2T08/2T07, o volume exportado (10,5 mil toneladas) caiu 33,1% e a receita (R$ 64,9 milhões) teve retração de 24,8%. Já os preços médios do segmento no 1S08 cresceram 13,3% em reais e 32,7% em dólar, se comparados aos do 1S07.
Investimentos e Perspectivas
A Sadia investiu R$ 952,7 milhões nos primeiros seis meses do ano, quase o triplo do que foi aplicado no mesmo período de 2007. Para 2008, a companhia mantém o plano de investir o montante de R$ 1,6 bilhão no segmento de industrializados (R$ 556 milhões), na conclusão da unidade de Lucas do Rio Verde (R$ 558 milhões), em matrizes (R$ 150 milhões), no segmento de bovinos (R$ 70 milhões), na construção de um novo centro de distribuição em Pernambuco (R$ 60 milhões) e em diversos projetos de infra-estrutura, ampliação e tecnologia da informação (R$ 206 milhões).
Os investimentos previstos visam fortalecer a estratégia de internacionalização da companhia e manter seu ritmo de crescimento sustentável. A Sadia pretende continuar investindo firmemente em inovação e em projetos com foco em seu core business, que impulsionem as vendas de industrializados cárneos dentro e fora do País.