Redação (23/07/2008)- Os contatos mantidos pela Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (ABEF), representada pelo seu Presidente Executivo, Francisco Turra, durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Colômbia, dias 19 e 20, forneceram uma sinalização positiva quanto a uma futura abertura daquele mercado à carne de frango brasileira.
Os encontros tiveram a participação de representantes dos organismos de vigilância sanitária (INVIMA) e de Sanidade Animal (ICA) da Colômbia, além de Oscar de Aguiar Rosa Filho, coordenador do Vigiagro, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O ministério, agora, vai formalizar a solicitação de habilitações para frigoríficos brasileiros.
A ABEF participou da delegação brasileira a convite da Presidência da República. A agenda incluiu a realização de um Encontro Empresarial Brasil-Colômbia, em Bogotá, organizado pelo Ministério das Relações Exteriores. Também esteve presente o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.
“Os empresários do setor avícola colombiano manifestaram o interesse em receber investimentos de empresas brasileiras, e para isso é imprescindível a implementação de um comércio entre os dois países, através da habilitação dos frigoríficos brasileiros”, destacou Turra.
A Colômbia ainda não faz parte da lista de 159 mercados onde a carne de frango brasileira está presente. O Brasil exportou 151 mil toneladas do produto para a América do Sul, entre janeiro e maio deste ano, o que representa um crescimento de 88% em relação ao mesmo período do ano passado.