Redação (16/07/2008)- O diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), Jacques Diouf, disse nesSa segunda-feira (14) em Assunção que é fundamental investir em agricultura no mundo em desenvolvimento.
Ele ressaltou que com US$ 30 bilhões ao ano é possível dobrar a produção agropecuária mundial e reverter a crise de alimentos.
Diouf iniciou ontem uma visita oficial de dois dias ao Paraguai em resposta a um convite do chefe de Estado, Nicanor Duarte, com quem se reuniu.
O diretor da organização alertou também para a necessidade de resolver as disparidades nas condições do comércio internacional.
Ele destacou que, pela primeira vez, os chefes de Estado reconheceram na Cúpula sobre Segurança Alimentaria Mundial, realizada em junho em Roma, "que foi um erro não ter investido o necessário durante um longo período de tempo no setor agropecuário".
"É urgente, portanto, investir na agricultura nos países em vias de desenvolvimento", indicou.
Diouf lembrou que, durante o encontro, "não só foram anunciadas ajudas de quase US$ 11 bilhões para combater a fome, mas pela primeira vez houve um consenso (…) de que somente através do investimento na agricultura e no desenvolvimento rural pode-se alcançar resultados positivos tangíveis".