Redação (13/12/2007)- O Ministério da Agricultura (Mapa) aprovou o Programa de Prevenção e Controle de Adição de Água aos Produtos (PPCAA) da Eleva Alimentos (detentora da marca Avipal). A aprovação do programa é uma das exigências para liberar a comercialização de frango in natura congelado da unidade de Lajeado da empresa, que foi suspensa na semana passada, devido à presença de água acima do nível permitido.
A outra condição é que todas as amostras de três lotes do produto estejam em conformidade com as regras do Mapa. As amostras já estão no Laboratório de Análises Agropecuárias (Lanagro) de Porto Alegre, conforme informou o superintendente do Mapa/RS, Francisco Signor. Segundo ele, há cerca de 30 frangos na unidade para a inspeção. A expectativa de Signor é que as análises sejam concluídas ainda hoje. No entanto, o coordenador do Lanagro, João Becker, comentou que os exames demoram dois dias, já que as aves estão congeladas.
As vendas foram interrompidas porque o Mapa detectou que a empresa estava excedendo o limite de 6% de água no frango, utilizada no congelamento, o que se configura como fraude econômica. O Mapa suspendeu a comercialização de outros cinco estabelecimentos de abate de aves no país.