Redação (30/11/2007)- A Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) e o Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos (Sips) encaminharam pedido à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) para importação de 500 mil toneladas de milho transgênico para atender às necessidades de abastecimento dos dois setores. O secretário-executivo da Asgav, José Eduardo dos Santos, informa que as entidades solicitam ainda que o pedido seja analisado em regime de urgência.
Em nível nacional foi encaminhado outro pedido de importação de milho transgênico por intermédio da Câmara Técnica Nacional de Aves e de Suínos para evitar uma crise no abastecimento. No documento, as entidades nacionais (ABCS, Abipecs, Uba e Sindirações), alertam que as projeções de estoque de passagem de milho brasileiro para 31 de dezembro são extremamente preocupantes, indicando grave possibilidade de real escassez física de milho em janeiro e fevereiro de 2008, antes do início da próxima safra, que está com plantio atrasado por problemas climáticos.
O pedido de importação encaminhado através da Câmara Técnica de Aves e Suínos é de 2 milhões de toneladas. As entidades também salientam que os preços excessivamente altos do insumo resultarão em encarecimento das carnes de aves e suínos, e dos ovos, no mercado doméstico.