Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ex-funcionários da Perdigão de Videira erguem planta em Itaiópolis (SC)

<p>O novo frigorífico inicia operações com abate de 150 mil aves por dia.</p>

Redação (21/11/2007)- O crescente mercado consumidor de frangos e a boa rentabilidade no segmento levou um grupo de ex-funcionários da Perdigão a construir uma agroindústria de aves em Itaiópolis (SC). A Indústria Avícola Itaiópolis (Avita), composta por dez sócios, vai começar as atividades de corte nesta semana. O frigorífico inicia operações com abate de 150 mil aves por dia, mas tem capacidade total para até 300 mil, com operação em dois turnos.

Segundo Edésio Brandalise, ex-diretor técnico da Perdigão e agora diretor-presidente da Avita, a construção teve início em 2006 e consumiu investimentos de US$ 20 milhões, em parte financiados pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A empresa vai operar de forma verticalizada, assim como as demais indústrias do segmento. Atualmente, conta com 38 produtores de aves integrados em cidades como Itaiópolis, Mafra e Papanduva.

A intenção da Avita é atender tanto o mercado interno quanto o externo. A empresa já possui contatos para venda na Alemanha, Japão, Hong Kong, China e Arábia Saudita, e a comercialização se dará pela Multicarnes, de São Paulo. A expectativa de faturamento é de R$ 70 milhões no primeiro ano de operação.

Segundo Brandalise, a opção pela instalação no planalto norte se deu pela logística de transporte, com infra-estrutura rodoviária e proximidade de portos, e pela produção de grãos. "A região já cultiva milho e soja e tem espaço para crescer mais neste tipo de produção". Ele acrescentou que considera a área uma nova fronteira para a agroindústria. A região conta, ainda, com rios e mão-de-obra em abundância. "Recentemente, estávamos preenchendo 60 vagas e apareceram 400 pessoas", exemplifica.

A prefeitura de Itaiópolis apoiou o empreendimento da Avita e doou 85% do terreno de 42 hectares onde a empresa está instalada. A empresa teve incentivos do governo do Estado em ICMS, relativos aos programas Superprodec e Pró-emprego.