Redação (01/11/2007)- Uma comitiva de venezuelanos está conhecendo o município de Nova Mutum (MT). O grupo é da PDVSA – Petróleos da Venezuela SA. A indicação da visita ao município foi feita pelo secretário de Estado de Projetos Estratégicos, Clóvis Vetoratto. O grupo veio acompanhado por executivos da empresa CASP, tradicional fabricante brasileira de equipamentos para avicultura, suinocultura e armazenagem de grãos.
Segundo Iverson Benvenutti, executivo de mercado da CASP, o objetivo foi conhecer o sistema de produção de alimentos através de projetos de integração, a exemplo do que existe em Nova Mutum. “Apesar de ser uma potência petrolífera a Venezuela importa a maior parte dos alimentos que consome. O governo da Venezuela quer mudar essa estatística e para isso está buscando alternativas que possam ser colocadas em prática no país”, explicou.
Os modelos de integração na criação de suínos e frangos em Nova Mutum vão servir de exemplo para sistemas semelhantes na Venezuela. De acordo com Iverson, além de frangos e suínos, os venezuelanos pretendem trabalhar com o plantio de cana para produzir álcool etanol, assim como gado de corte, de leite e também piscicultura. “Tais projetos devem ser desenvolvidos nas regiões do país que hoje não são beneficiadas pela indústria petrolífera”, disse.
Em Nova Mutum o grupo foi recepcionado pelo prefeito Adriano Xavier Pivetta. Esteve no roteiro da visita o frigorífico de suínos Excelência, que abate entre 2.400 e 2.600 suínos/dia e o sistema de armazenagem da Perdigão MT. A comitiva visitou ainda algumas propriedades rurais e retornou a Cuiabá. “Eles ficaram impressionados com os exemplos observados aqui”, afirmou Iverson. A CASP está vendendo tecnologia para os venezuelanos.
A indicação de Nova Mutum deu-se pelo fato do município ser um destaque na produção de alimentos. Segundo Adriano Pivetta o município fica lisonjeado. “Hoje, servimos de exemplo para muitos municípios brasileiros, bem como para comunidades internacionais. Isso é um motivo de orgulho para nossa administração e deve ser também para toda comunidade mutuense, pois se somos exemplo é graças ao empenho do município como um todo”, explicou.