Redação (13/08/07) – Os produtores de Naviraí já fizeram a colheita em cerca de 40% da área plantada de milho safrinha. O agrônomo da Copasul, Antônio Flores (Tuca), informou que o milho colhido até agora é relativo ao plantio realizado até final de fevereiro, onde a cultura teve bom desenvolvimento na fase vegetativa e no início da fase reprodutiva em função das boas condições climáticas ocorridas, o que tem propiciado rendimento médio entre 70 e 80 sacas (4,2 mil a 4,8 mil quilos) por hectare. Alguns produtores estão com a colheita atrasada, em função do frio ocorrido nos últimas semanas.
Nos próximos dias, deve ter início a colheita em áreas plantadas mais tardiamente, principalmente as que ficaram fora do período recomendado (10 de março), cujo desenvolvimento das plantas foi afetado pelo estresse hídrico, causado por uma seca de 54 dias e pela ação das geadas. Neste caso pode haver registro de quebra de produtividade, com expectativa entre 15% e 20%.
Os produtores estão contentes com o resultado da colheita, que está acima da média histórica da região (55 sacas por hectare – no ano passado foi de 70 sacas por hectare).
Quando houve o plantio da segunda safra (safrinha) do milho, a expectativa de mercado futuro era de obter preços próximos a R$ 15 por saca. Atualmente a Copasul compra o grão com cotação de R$ 14 por cada saca com 60 quilos.