Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biocombustível eleva a renda do produtor rural

<p>Nos próximos três anos, os biocombustíveis vão responder por mais da metade da receita do campo e abocanhar uma parcela significativa da produção agrícola brasileira.</p>

Redação (03/08/07) – A estimativa é que em 2010 cerca de 15% da safra de soja seja destinada à produção de biodiesel e 61% da de cana-de-açúcar para o etanol. Além disso, pela primeira vez o milho poderá ser usado na fabricação de etanol, assim como ocorre nos Estados Unidos. Produtores de Mato Grosso – hoje principal estado na colheita da safrinha – estão realizando estudos para a implantação de usinas de álcool de milho.

Hoje nada da produção de grãos é destinada ao etanol no Brasil e, no caso da soja, apenas 4,3% da colheita vira combustível. Somente na cana-de-açúcar é que o percentual é maior: 54% da safra se converte em álcool.

Apesar do "desvio" da produção de alimentos para a de combustíveis, a expectativa é que os preços agrícolas se arrefeçam, mas mantenham-se em patamares acima da média histórica.

Para que percentual tão alto da colheita nacional seja destinada à fabricação de combustíveis, o País receberá, nos próximos três anos, investimentos de quase US$ 15 bilhões em usinas de álcool e biodiesel. Não existem estimativas de quanto poderá ser aplicado para a construção de usinas de etanol de milho.