Redação (03/08/07) – “Nós temos que mostrar ao mundo que somos um País que adota todas as medidas de padrão internacional de inspeção e sanidade animal e vegetal e também mostrar à população de modo geral que podemos colocar produtos de qualidade na mesa da população brasileira”, afirmou o ministro Reinhold Stephanes, nesta terça-feira (31/07), em reunião com as chefias das divisões técnicas das unidades da federação no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília.
Aberta pelo ministro, um dos temas destacados na reunião foi a prioridade não só do ministério, mas de todo governo federal, pela defesa agropecuária.
“A questão básica hoje, e uma das razões desta reunião, é definir projetos, seus focos e prioridades e depois desenvolver a capacidade operacional para colocar isso definitivamente em prática”, disse Stephanes.
Diretrizes
Na reunião, os chefes das divisões técnicas ouviram e fizeram questionamentos que serão reunidos em documento intitulado ‘diretrizes estratégicas da SDA’. “Os temas serão definidos em conjunto com os diretores de programas, diretores dos departamentos da SDA e os chefes das divisões técnicas que vão elaborar documento para então elencarmos algumas das ações prioritárias”, explicou o secretário de defesa agropecuária do Mapa, Inácio Kroetz.
Entre as metas que deverão ser propostas no documento estão a garantia da qualidade dos insumos; a valorização do patrimônio agropecuário; a intensificação da inspeção de origem animal e vegetal; a harmonização das normas internas às normas internacionais; o desenvolvimento de parcerias com o setor privado; o aumento do fluxo de informações com o Congresso Nacional; o aumento da capacidade operacional dos laboratórios do Mapa; a revisão de decretos e proposição de projetos de lei de inspeção e classificação de produtos; entre outros itens. “O documento definitivo com todas as diretrizes da SDA será divulgado assim que as propostas tenham avaliação de viabilidade”, diz Odilson Ribeiro, secretário interino de defesa agropecuária do Mapa.