Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Reunião da SBZ ocorre nesta terça (24/07)

<p>Cerca de dois mil profissionais vão participar do evento da Sociedade Brasileira de Zootecnia, em Jaboticabal (SP).</p>

Redação (20/07/07) – Começa nesta terça-feira, 24, a 44º Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Já confirmaram presença os melhores profissionais do Brasil voltados para o estudo e controle da reprodução, aprimoramento genético e nutrição de animais. A Cerimônia de Abertura e Coquetel serão no Espaço Cora Coralina, às 19:30 horas. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de julho.

A profissão – Regulamentada em 1968, é a mais jovem das profissões relacionadas a animais. A profissão envolve a atuação em fazendas, granjas, fábricas de ração, empresas de laticínios, laboratórios, órgãos governamentais, instituições de pesquisa e escolas.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária, órgão responsável pela fiscalização do curso, atualmente existem 9.109 zootecnistas registrados, sendo 6.749 atuantes no mercado de trabalho. Estima-se ainda que aproximadamente 55% dos profissionais que ingressam na área optam por uma especialização, 35% entram para o mercado de trabalho e outros 10% desistem e mudam de área.

Mercado profissional – O mercado tem se expandido em todas as regiões brasileiras, com destaque para aquelas em que o agronegócio predomina economicamente. Para o profissional especializado, com pós-graduação, o sul e sudeste são as regiões mais promissoras, porém as mais concorridas. Já nas regiões norte e centro-oeste o mercado encontra-se em grande expansão, pois são fronteiras agrícolas.

Ensino – Segundo levantamento feito pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), existem, atualmente, 53 cursos de Zootecnia no Brasil. O total de matrículas anuais é de 7.965, contrapondo-se bastante ao número de concluintes, 822.

Em média, os cursos no Brasil tem duração de cinco anos, com carga horária de 3.650 a 4.100 horas. As matérias principais da graduação são: Matemática, Estatística, Física, Química, Biologia, Botânica e Zoologia. Essas matérias geralmente são divididas em três partes: teórica, prática (laboratório) e estudo em campo.

O que a UNESP oferece em Zootecnia

Na UNESP

Perfil empreendedor e postura ética

O curso de Zootecnia é oferecido pela UNESP em Botucatu, Dracena, Ilha Solteira e Jaboticabal.

Na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, câmpus de Botucatu, é priorizada a formação de profissionais para atuarem em toda a cadeia da produção animal. Nas Fazendas de Ensino, Pesquisa e Produção Lageado, Edgárdia e São Manuel, da UNESP, são ministradas aulas teóricas e práticas sobre as diferentes espécies de animais, com enfoques nos sistemas de produção, na nutrição e no melhoramento genético. Os alunos podem realizar estágios e participar da empresa júnior, prestando serviços nas áreas de gado de leite, de corte e organismos aquáticos e em grupos de estudo sobre nutrição e produção animal.

O curso na unidade de Dracena, localizada no oeste do Estado, onde a agropecuária predomina, estimula a implementação de novas tecnologias na área. O objetivo é enfatizar a Zootecnia direcionada também aos pequenos produtores, maioria local, sem abrir mão das preocupações ambientais e da qualidade dos produtos.

A Faculdade de Engenharia do campus de Ilha Solteira também está localizada numa região essencialmente pecuarista, na divisa com o Estado de Mato Grosso do Sul e próximo aos Estados de Goiás e Minas Gerais. Proporciona formação sólida, conjugando aulas teóricas e práticas, e estágios em laboratórios e nos diferentes setores na Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão local.

A Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal forma zootecnistas com visão multidisciplinar e capacidade de aplicação das tecnologias em produção animal. O curso concilia teoria e prática, ordenando disciplinas de fundamentação básica, intermediária e profissionalizante. O uso de laboratórios contribui na formação técnica do futuro zootecnista, sendo enfatizada a importância da sua formação humanística, perfil empreendedor e postura ética profissional, habilitando um profissional com visão holística e disposto a minimizar o flagelo da fome, a partir da produção de alimentos de origem animal, em quantidade e qualidade.

Mais informações: Tel: (16) 3209-2627 / [email protected] / www.reuniaosbz.org