Redação (10/05/07) – Os Estados da Região Sul mostraram bons resultados, impulsionados pela reação da agricultura, cuja crise abalou a economia local em 2005 e no ano passado. Oito das 14 regiões do País pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram aumento na produção em março ante fevereiro. Em relação a março do ano passado, 11 regiões tiveram desempenho melhor.
Segundo a economista da Coordenação de Indústria do IBGE, Isabella Nunes, a indústria de São Paulo, que tem maior peso na pesquisa, representou o maior impacto de alta para o setor na média nacional. Na semana passada, o IBGE divulgou que a produção brasileira cresceu 1,2% em março ante fevereiro e 3,9% ante março de 2006.
Mesmo com impacto positivo na média geral, sob a influência importante dos bens de capital, a indústria paulista mostrou resultados abaixo dos nacionais, com estabilidade na produção ante fevereiro e crescimento de 2,2% ante março do ano passado. A indústria de Minas Gerais, segundo maior impacto de alta, cresceu respectivamente 5,3% e 7,8%, puxada por automóveis e metalurgia.