Redação (07/03/07) – O fato se deve justamente aos europeus, que voltaram a comprar carne de frango com mais intensidade.
Mesmo assim, de acordo com dados da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef), foi registrada queda de 2,19% no volume de exportação em janeiro deste ano, quando comparado com o mesmo período de 2006. No volume de negócios, a receita cambial somou US$ 265,068 milhões, o que corresponde também a uma redução de 5,6% na mesma comparação. Segundo a Abef, a baixa foi provocada por uma antecipação de embarques no mês de dezembro.
No desempenho por mercado de destinos, a queda só foi registrada na América do Sul e na Ásia. A maior alta foi justamente nos países da União Européia. Por tipo de produto, também foi verificado um déficit na exportação de aves inteiras e em cortes.
Nas projeções para 2007, a Abef acredita que os embarques cheguem a 2,850 milhões de toneladas, com crescimento de 5% sobre o fechamento de 2006. A receita cambial deve ser de US$ 3,420 bilhões, um aumento de 6,8% no mesmo período.