Redação (26/01/07) – É que o Frigorífico Mata Bem, localizado em Sete Lagoas (região Central), pode ser um dos primeiros a realizar a atividade no Estado. A empresa aguarda apenas o término das instalações da sala de abate para que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorize o Serviço de Inspeção Federal (SIF). O frigorífico estima atender a demanda do setor, que é de abater 100 aves, a cada 15 dias.
O Plantel de avestruz em Minas é da ordem de 8 mil aves. Conforme o diretor do Frigorífico Mata Bem, Alfredo Cardoso Pena, desde 2005 a empresa passa por adequações visando o monitoramento do SIF. Porém, investimentos pontuais vêm sendo realizados desde 2002 e somam R$ 3,5 milhões.
“Isso representa o custo total em edificações e equipamentos”, ressaltou Pena. Atualmente, o frigorífico presta serviço de abate de suínos, com capacidade para 100 animais por dia. Em Minas, existem cerca de 207 criadores de avestruz. A atividade de criação da ave está espalhada em todo o território mineiro, com destaque para as regiões Central e Centro-Oeste.