Redação AI (01/09/06)- Lançado em 2004, o Progestruz conta atualmente com 1400 aves cadastradas, e entra em fase final de coleta de dados entre os criadores. Porém, para ser fechado, o programa necessita que os dados sobre as aves sejam enviados com urgência pelos criadores até o dia 10 de setembro, para serem compilados e finalizados a tempo do Sumário ser editado para circular no WOC 2006 – World Ostrich Congress.
Nosso plano é mostrar ao Brasil e ao Mundo os resultados deste programa de seleção durante a grade principal do WOC 2006, que ocorrerá em outubro, em São Paulo/ SP. Para isto, precisamos que os criadores alimentem, através de área restrita no site da ACAB, os dados produtivos das aves que inseriram no PROGESTRUZ, inclusive com informações sobre a progênie das aves, reforça a Gerente do Programa, Dra Flávia DallIgna Rosa. Segundo Dra. Flávia, o programa começou com apenas 240 aves inscritas e, das 1400 que o compõe atualmente, ainda faltam informações de cerca de 1000 animais.
Flávia ressalta que os criadores que não receberam seus logins e senhas para ingressar no site e efetuar a alimentação de dados devem entrar em contato, com urgência, solicitando estas informações. Precisamos da colaboração de todos para que o programa continue evoluindo e servindo como ferramenta para a estrutiocultura, trazendo os tão esperados resultados de suas aves. Contamos com vocês, criadores, que acreditaram e pagaram por isto!, ressalta dra. Flávia.
As planilhas
As informações a serem coletadas dividem-se em cinco etapas: duas a serem preenchidas pelo técnico do PROGESTRUZ e três, pelo próprio criador. Os dados referem-se à: Cadastro das Aves e Dados Fenotípicos (Técnico) e Dados Reprodutivos, Dados de Incubação de Ovos e Controle de Filhotes (Criador).
Vantagens
O criador associado a ACAB que registrar suas aves no PROGESTRUZ terá seu plantel avaliado por características fenotípicas e genéticas, fornecendo à UNESP os dados produtivos das matrizes e reprodutores avaliados.
O objetivo maior deste programa é proporcionar ao criador uma ferramenta de trabalho com dados concretos para descarte e seleção (e futuro melhoramento) de seu plantel. Segundo Flávia DallIgna Rosa, com estes dados, o criador poderá realmente conhecer as aves produtivas e selecionar seus filhotes, realizar o descarte de aves improdutivas, que acabam gerando custo, sem retorno algum. Além disso, as aves selecionadas que tiverem índices superiores, serão cruzadas com outras de índices superiores também e, o criador terá de médio a longo-prazo, um plantel com aves de excelentes índices produtivos, descartando aves com anomalias e fatores improdutivos, ressalta a gerente do Progestruz.
Por isso, Rosa afirma que estas aves certamente poderão ser comercializadas á valores superiores, já que o criador terá investido neste diferencial. Também devemos lembrar que a produção de aves superiores também nos leva a um excelente posicionamento no cenário mundial, com relação à qualidade genética, formando inclusive, um banco genético de reprodutores de qualidade inquestionável, avalia a especialista.
Inédito em todo o mundo, o PROGESTRUZ é o projeto mais audacioso em andamento, na área técnica, da Associação dos Criadores de Avestruzes do Brasil (ACAB) e seu sucesso depende da efetiva participação dos associados. A compilação e análise dos dados, que estão armazenados num software específico instalado no site da ACAB, será realizado pelo Departamento de Pesquisa da Faculdade de Ciências Agrárias da Unesp-Botucatu, sob responsabilidade do melhorista Alcides de Amorim Ramos.