Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tocantins recebe apoio do governo do Estado como incentivo à estrutiocultura local

<p>Secretário do Estado participou do evento exclusivo do setor afirmando contemplar um novo frigorífico para o abate do avestruz em 2007, com verbas indicadas pela secretaria e através do Plano Pluri Anual - o PPA.</p>

Redação AI (12/07/06)- O I Encontro de Estrutiocultura do Tocantins foi realizado na primeira semana de julho, no auditório da Assembléia Legislativa do Estado, em Palmas, organizado em parceria com a Seagro e a Coocaveto -Cooperativa dos Criadores de Avestruz e Emas do Tocantins. O evento contou com a presença do secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado, Roberto Sahium, que revelou que a sua secretaria vai pedir recursos para a construção de um frigorífico para o abate de avestruzes no Tocantins.

O encontro serviu para estimular a criação de avestruz no Estado e discutiu as alternativas para o setor, além das novas perspectivas dos produtos derivados da ave no mercado consumidor.  A presença do secretário foi durante a abertura do evento. Em suas outras declarações, o secretário afirmou que “um frigorífico adequado ao abate de avestruz no Estado iria facilitar, inclusive, a exportação da carne para todo o mundo”.  As declaracões foram, inclusive, publicadas e divulgadas pela imprensa local e regional, em todo o Estado.  

Segundo a organização do evento outras autoridades também deram crédito e se revelaram impressionadas com o crescimento da atividade no país e o profissionalismo já conquistado pelo setor no Brasil. Foi também o exemplo, do coordenador de operações do Banco da Amazônia, Samuel da Costa Neves, que anunciou na oportunidade de sua palestra, a sua mudança de opinião em relação a “pecuária de avestruz” e a surpresa com o profissionalismo demonstrado pelo setor e palestrantes no evento.

Ainda de acordo com o diretor da Coocaveto,  Fabiano Souza, o inter-cooperativismo foi fundamental para a realização do primeiro evento no setor e do Estado, que também contou com a presença do diretor e presidente da Fecoavestruz – Federação Estrutio-cooperativista da Região Sudeste, Luis Robson Muniz.

Para a diretora de Produção Animal/Seagro, Érika Jardim, o encontro é de fundamental importância. Queremos mostrar que a atividade está aí, assim como a criação de bovinos e frangos, e é algo rentável e lucrativo. Agora até mais do que antes, declarou.