Redação (09/06/06)- O concurso público para fiscal agropecuário do Ministério da Agricultura está para sair do forno. A expectativa do órgão é divulgar o certame destinado a candidatos graduados no segundo semestre deste ano. De acordo com informações da pasta, a comissão de concursos aguarda apenas a autorização do Ministério do Planejamento para começar a trabalhar no edital. A expectativa é de que algo entre 250 e 300 vagas sejam abertas na seleção.
A quantidade não suprirá a carência do ministério. No entanto, será importante para a execução de atividades específicas, como inspeção de produtos e fiscalização. A expectativa inicial era de que 390 vagas fossem autorizadas. Porém, depois que a Medida Provisória 295 autorizou reajuste no salário dos fiscais, o número de postos a serem oferecidos diminuirá em virtude do crédito orçamentário previsto para 2006.
Os candidatos classificados no concurso serão convocados somente no ano que vem, em função da lei eleitoral. Durante o começo do próximo governo, em 2007, a idéia do ministério é pleitear mais 500 vagas para concurso público. Informações do Departamento de Recursos Humanos (RH) do órgão apontam que o número seria o ideal para suprir a demanda por profissionais.
A remuneração total para o cargo, já incluído o aumento e os 55% de gratificação por desempenho, chegará a mais de R$ 7 mil. As oportunidades serão para veterinários, engenheiros agrônomos, farmacêuticos, químicos e profissionais da área de Zootecnia. Segundo o RH do ministério, tão logo o Planejamento autorizar o concurso, o órgão lançará pregão eletrônico para selecionar a empresa que ficará responsável pela organização do certame.