Redação (07/06/06)- A Bayer CropScience, subsidiária da multinacional química e farmacêutica alemã Bayer AG (BAY), disse que irá encerrar a produção de defensivos agrícolas na unidade de Portão, no Rio Grande do Sul. O sistema de produção será concentrado em Belford Roxo, no Rio de Janeiro, conforme press release divulgado hoje pela companhia.
A fábrica de inseticida líquido e de fungicidas irá operar no mesmo local onde já funciona a Bayer CropScience, próximo ao Rio de Janeiro. Além disso, o laboratório de desenvolvimento e controle de qualidade e os novos sistemas de proteção também funcionarão na mesma unidade.
A Bayer CropScience investiu R$ 24 milhões (9 milhões de euros) no projeto. Paralelamente, a companhia desenvolveu um novo conceito de sistema logístico que será implementado em conjunto com a EBAMAG Logística.
A EBAMAG está investindo um valor adicional de R$ 23 milhões para a construção de um armazém e de um centro de distribuição de 20 mil metros quadrados na cidade. A unidade deverá ser a base central logística da Bayer CropScience no Brasil.
“Implementamos estas medidas para manter nosso processo de consolidação da produção e estrutura logística no Brasil”, disse Wolfgang Welter, membro do Conselho de Gerenciamento da Bayer CropScience AG, durante abertura das novas instalações.
Para Marc Reichardt, gerente para a região da América Latina da Bayer CropScience, a expansão na unidade Belford Roxo sinaliza a boa perspectiva no longo prazo no mercado agrícola brasileiro. Segundo ele, “apesar da fraqueza do setor agrícola, o Brasil ainda continua um grande mercado. Por isso, pretendemos continuar investindo no lançamento de novos produtos neste mercado”. As vendas globais da unidade agrícola da Bayer CropScience somaram cerca de 6 bilhões de euros em 2005.