Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Criação de avestruz se consolida na região Norte com implantação de criatório

<p>Enquanto a agropecuária brasileira passa por sérias dificuldades, um setor que continua crescendo e se estruturando é a estrutiocultura (criação de avestruzes).</p>

Redação (01/06/06) – Está sendo instalado em Colíder, pela Cocamat (Cooperativa dos criadores de avestruz de Mato Grosso) um criatório para alojar as matrizes de criadores de toda a região Norte.

Em junho do ano passado foi inaugurada a fabrica de ração da Cocamat, em Colíder, bem como uma central de incubação. A cooperativa está consolidando agora sua segunda fase: a produção Industrial em larga escala visando a venda de carne, couro, plumas, e gordura, e não mais restrito apenas à venda de filhotes. Segundo a Cocamar, a região Norte de Mato Grosso, tem sido a que mostra o maior crescimento no setor.

Começam a chegar em Colíder os primeiros animais na fazenda criatório. Até o final do ano, a expectativa é que ela se torne o maior criatório do Centro-Oeste. Dois criadores de Sinop alojarão suas aves neste local, juntamente com mais 18 criadores de outras cidades no Norte do Estado, com destaque para os criadores de Colíder.

De acordo com o presidente da Cocamat, Almir Rocha, o projeto chama-se “Matrizário Integrado de Criação de Avestruzes”. “Funciona como um condomínio de avestruzes. Cada criador tem sua área individual, onde pode acomodar em média 25 casais, como são 20 criadores, esta fazenda poderá acomodar 500 casais”, explicou o presidente.

Estes 500 casais podem gerar em 3 anos uma produção de 10.000 avestruzes para o abate. Dentro das próximas 3 semanas, mais de 200 casais de avestruzes já estarão acomodados em seus piquetes.