Redação (16/03/06)- O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária registrou queda recorde em 2005, com o pior resultado registrado desde 2000, de acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Em conjunto com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP), a entidade concluiu a análise do desempenho do setor rural no ano passado e constatou que fatores como a situação cambial desfavorável, perda de produção e a queda dos preços das commodities agrícolas estabeleceram um cenário de forte perda de renda para o setor rural.
O quadro é muito pior do o que foi apresentado no mês passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicando que a agropecuária registrou um crescimento de 0,8% em 2005. A análise da CNA comprova que não houve crescimento, e sim retração do PIB agropecuário, em todos os elos da cadeia do agronegócio.
Os dados sobre a queda do PIB rural e da perda de renda dos produtores serão apresentados amanhã em entrevista coletiva do chefe do Departamento Econômico da CNA, Getúlio Pernambuco. Também serão divulgadas informações sobre o faturamento do setor rural, medido por meio do conceito de Valor Bruto de Produção (VBP) e os mais recentes números da balança comercial do agronegócio.