Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

China pode habilitar novos frigoríficos de carne bovina e aves

<p>Missão veterinária chinesa visitará deversos frigoríficos nos estados brasileiros.</p>

Redação AI (13/03/06)- Brasil e China poderão ter em breve seus sistemas de inspeção animal equivalentes, o que possibilitará o aumento do número de estabelecimentos exportadores de carnes bovina e de aves autorizados a exportar para aquele país asiático. Para isso, uma missão veterinária da China iniciou hoje um roteiro de visitas ao Brasil.

O grupo visitará um total de nove frigoríficos nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Integram a missão veterinária seis técnicos do Departamento de Inspeção de Alimentos e do órgão de certificação da China.

No dia 09 de Março, a delegação chinesa se reuniu, em Brasília, com técnicos das secretarias de Defesa Agropecuária e de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para definir o cronograma das visitas.

A expectativa da Secretaria de Defesa Agropecuária é de que ao final do roteiro, a China amplie a lista de frigoríficos habilitados à exportar incrementando as relações comerciais. Atualmente, três frigoríficos produtores de carnes de aves e cinco de carne bovina são habilitados a vender para a China. A reunião final entre técnicos dos dois países ocorrerá dia 20 na Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de São Paulo.

A China é dos principais compradores de produtos do agronegócio brasileiro. Em fevereiro, o setor exportou para o mercado chinês o equivalente US$ 124,7 milhões, 27,3% do total exportado para a Ásia. Em relação à fevereiro de 2005, quando o Brasil exportou US$ 64,7 milhões em produtos do agronegócio para a China, houve um aumento de 14,9% da receita em igual período deste ano.