Ricardo Gonçalves, presidente executivo da Abef, fala sobre os resultados do mês de novembro em coletiva com jornalistas |
Redação (16/12/05) – A Associação Brasileira dos Exportadores de Frango (Abef) divulgou nesta quinta-feira (15/12), em uma coletiva para a imprensa em São Paulo, que as exportações de carne de frango no mês de novembro atingiram o volume de 206.589 toneladas. Um crescimento de 2% sobre o total embarcado no mesmo período de 2004. Já a receita cresceu 41%. Foram US$ 288 milhões em vendas só em novembro. “Estes resultados, tanto de volume como de receita, poderiam ser melhores se não fosse o empecilho da greve dos fiscais agropecuários”, destaca Ricardo Gonçalves, presidente executivo da Abef. Segundo ele, a greve – que durou 18 dias – impediu que cerca de 50 mil toneladas de carne de frango fossem embarcadas. “Ainda não sabemos quanto deste volume deixará de ser exportado”.
Gonçalves também informou que em 2005 o setor deverá chegar à marca de 2,8 milhões de toneladas de carne de frango exportadas. Este volume representará ao País um faturamento de US$ 3,5 bilhões. Já para 2006, a Abef estima um crescimento entre 5% e 10% nas exportações e revela que novos mercados poderão entrar na lista de compradores de frango do Brasil. “Estamos com negociações adiantadas com os países da Europa Central como Sérvia e Turquia e pretendemos também trabalhar fortemente o mercado do México”, revela.