Redação AI 07/11/2005 – Enquanto se esperam os resultados de três possíveis casos humanos infectados pelo vírus H5N1 da gripe aviária, 192 pessoas que mantiveram estreito contato com eles e com aves infectadas foram colocados em observação médica.
Segundo informou hoje o jornal China Daily, o Ministério da Saúde enviou um grupo de especialistas à localidade de Wangtan, província central de Hunan, onde foram detectados os três casos, para investigar as pessoas que mantiveram contato com os doentes. Após a investigação, os resultados da maioria destas pessoas “foram normais”, exceto o caso de uma delas, que tem bronquite, especificou o jornal oficial.
Em Hunan, foi informado em 22 de outubro sobre o sétimo foco de gripe aviária entre pássaros neste ano, e um dos três possíveis casos humanos é o de He Yin, uma menina de doze anos que morreu em 17 de outubro após comer frango. Os outros dois afetados com sintomas de gripe aviária são o irmão de 9 anos de He Yin e um professor de 36 anos de uma localidade próxima, ambos hospitalizados e em situação estável.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou hoje à EFE em Pequim, os resultados destes três casos poderiam demorar até quatro semana para chegar, e afirmou que era normal que as primeiras análises da menina fossem negativas, porque em uma primeira fase da doença não são encontrados anticorpos.