Redação AI 03/11/2005 – O objetivo do evento é elevar a competitividade industrial das principais cadeias produtivas do País no mercado mundial, com ações relativas à geração de emprego, ocupação e renda, ao desenvolvimento e à desconcentração regional da produção, ao aumento das exportações, à substituição competitiva das importações e à capacitação tecnológica das empresas.
A cadeia produtiva da estrutiocultura nacional foi representada pela Associação dos Criadores de Avestruzes do Brasil (ACAB). O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan abriu o evento, que contou com mais de 250 participantes, todos envolvidos e integrantes da cadeia nacional de carnes. Adair Ribeiro Júnior, presidente da ACAB representou o setor juntamente com a vice-presidente, Mary Zago e o superintende de marketing Cláudio Costa.
Com direito ao uso da palavra, Adair apresentou à mesa composta por lideranças políticas, representantes de órgãos e entidades do setor e agentes da cadeia produtiva, a situação da estrutiocultura, os atuais números e estimativas da atividade. Além de abordar o sistema produtivo, a competitividade internacional e o potencial do Brasil tornar-se em pouco tempo um dos maiores players mundiais.
Os debates e apresentações foram organizados por cadeia, na ocasião, por: bovinos, suínos, frangos e, na categoria outras carnes, a de avestruz, demonstrando a importância que esta recente atividade pecuária tem para o agronegócio brasileiro. Os participantes da mesa central foram presenteados com o livro “Receita com Carne Nobre de Avestruz”, lançado em novembro passado pela Avestro S/A.
Os Fóruns
Os Fóruns de Competitividade são considerados ferramenta estratégica no contexto da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior. Compõem o Programa “Competitividade das Cadeias Produtivas”, integrante do Plano Brasil de Todos/PPA 2004-2007, que é coordenado pelo Ministério e gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento da Produção (SDP).
Segundo o site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), desde 2000 quando começaram, já foram realizados 16 Fóruns, este realizado dia 25 tratou exclusivamente de carnes.