Redação AI 14/10/2005 – A Comissão Européia (CE) confirmou hoje que foi identificado na Romênia o variante H5 da gripe aviária. O caso é o primeiro registrado pela doença no país.
Após a confirmação do foco, a Europa proibiu todas as importações de aves vivas procedentes do país. O variante H5 foi detectado em uma análise de duas amostras de um frango e um pato tiradas em uma fazenda do delta do Danúbio. Os resultados foram confirmados pelos reativos usados pelos três especialistas da Comissão.
A Comissão insistiu que ainda está em busca da comprovação de que se o vírus encontrado é realmente a variantes H5N1, que acabou com milhões de aves na Ásia e provocou a morte de 60 pessoas. O Comitê Permanente da Cadeia Alimentar e da Saúde Animal, integrado por representantes dos Estados membros da União Européia, se reunirá hoje em Bruxelas para revisar a situação da doença no continente.
O laboratório de referência da União Européia, em Weybridge (Reino Unido), também deve poder confirmar nesta quinta se o vírus detectado na Turquia é a variedade H5N1.