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Embrapa tem lucro social de R$ 11,9 bi

<p>Cada real investido na empresa gerou outros R$ 13.</p>

Da Redação 17/08/2005 – Um lucro social de R$ 11,9 bilhões e a criação de mais de 206 mil novos empregos no setor agropecuário são números obtidos em 2004 pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O anúncio desses dados, que  mostram que para cada real investido na Empresa, R$ 13 retornaram à sociedade, foi feito nesta terça, dia 16, pelo Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, durante reunião dos Chefes das Unidades da Embrapa.
 
O Balanço Social agrega ações de expressivo interesse social em campos como agricultura familiar, reforma agrária, apoio comunitário, comunidades indígenas, segurança alimentar, meio ambiente e educação ambiental, bem-estar, segurança e medicina do trabalho, realizadas por 13 instituições de pesquisa, ensino, desenvolvimento e extensão, que trabalham para o agronegócio brasileiro e pertencem ao Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), coordenado pela Embrapa.

No que diz respeito aos benefícios econômicos gerados pelas sementes da Embrapa, o total foi de R$ 5,7 bilhões, correspondentes proporcionalmente às áreas cobertas com as cultivares da Embrapa na safra 2002/2003 (ano agrícola anterior), relativamente ao total de cultivares usados. As informações acerca de tal participação são obtidas anualmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pela Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem) junto aos serviços de produção de sementes dos Estados.

A dimensão e a importância social dos produtos e serviços gerados pela Embrapa são medidos em estudos de avaliação de impactos. Foram estimados os impactos gerados no mercado de trabalho, ou seja, no aumento dos empregos devido à adoção de tecnologias da Empresa. Em uma amostra de 30 tecnologias de um universo de 120 avaliadas especialmente para esse documento, a Embrapa indica que em 2004 foram gerados 206.831 postos de trabalho, em vários segmentos da cadeia produtiva dos produtos envolvidos.

Os resultados desta edição do nosso Balanço Social só comprovam quanto é estratégico o papel da Embrapa para o desenvolvimento brasileiro ressalta Silvio Crestana, diretor-presidente da Empresa.

Apesar de nessas mais de três décadas ter apresentado à sociedade um conjunto de tecnologias, serviços e produtos que nos dão certeza de termos cumprido com nossa responsabilidade social, há um longo caminho  não percorrido, num mundo repleto de desafios, oportunidades, paradigmas e incertezas.

Segundo Crestana, não é fácil prever as necessidades da Nação para os próximos anos, numa época de rápidas e inovadoras transformações tecnológicas, políticas, sociais e econômicas.

Mas a Embrapa sabe que é possível estipular prioridades e caminhar ao encontro do desenvolvimento global. Mesmo tendo contribuído para chegarmos a uma nova agricultura, não podemos estacionar no tempo. As dificuldades que a pesquisa enfrenta só serão superadas com trabalho, criatividade e inovação revela.

Um dos desafios citados por Silvio Crestana é que o Brasil pode aumentar em no mínimo três vezes sua atual produção de grãos, saltando dos atuais 120 milhões para algo em torno de 350 milhões de toneladas, pois pelo menos 90 milhões de hectares de terras agricultáveis ainda não foram utilizadas. A pesquisa indica também que esse volume poderá ser maior, considerando que 30% dos 220 milhões de hectares hoje ocupados por pastagens devem ser incorporados à produção agrícola.

Outro desafio da Embrapa são os setores estratégicos de inovação.

Nesse caso, destacam-se a biotecnologia, agroenergia, nanotecnologia, créditos de carbono, recursos hídricos, instrumentação agropecuária, genômica para a qualidade nutritiva de alimentos, entre outros