Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Prevenção

<p>Trabalhador do setor avícola será vacinado contra gripe.</p>

Redação AI 22/03/2005 – O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Maciel, vai se reunir com o secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, nos próximos dias para tratar da vacinação preventiva de trabalhadores do setor avícola contra gripe.

O objetivo da vacinação é evitar o risco de mutação do vírus da influenza, o que poderia ocorrer no contato dos trabalhadores com as aves nas granjas.

O Ministério da Agricultura fará um levantamento sobre o número de empregados do setor de avicultura que devem ser vacinados a partir de abril, quando começa a vacinação de idosos. Estima-se que sejam 500 mil pessoas trabalhando no setor no país.

A vacinação é preventiva e foi determinada por conta dos casos de influenza aviária em vários países, da Ásia, principalmente. A doença, que afeta aves, também já matou várias pessoas que tiveram contato com os animais em países asiáticos, como Vietnã e Tailândia. A cepa do vírus encontrado na Ásia é o H5N1, altamente contagiosa.

A influenza aviária – comuns em aves migratórias – não existe no Brasil, por isso o governo quer evitar uma eventual mutação do vírus e está recorrendo à vacinação dos empregados. O ministério da Saúde espera o apoio das empresas do setor de aves para concretizar a medida.

A Organização Mundial de Saúde teme que a epidemia de influenza na Ásia vire uma pandemia, isto é, tome proporções mundiais, contaminando pessoas em vários países.