Redação AI 25/01/2005 – Jornais publicados nesta segunda, dia 24, no Vietnã, informaram que três irmãos do norte do país que contraíram a gripe aviária beberam sangue de pato cru, uma iguaria vietnamita, em uma festa de família. A notícia afastou temores iniciais de que o vírus da doença tivesse conseguido passar de uma pessoa para outra.
O vice-ministro da Saúde do país, Tran Chi Liem, afirmou ao jornal Nguoi Lao Dong que os três haviam ingerido o sangue de pato antes de um deles ter morrido em virtude da gripe, provocada pelo vírus H5N1. O fato foi confirmado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Recentemente, por meio de testes rápidos com outros membros da família, encontramos um outro membro dela também infectado. Agora, amostras de sangue estão sendo reavaliadas disse o ministro.
Os três novos casos surgidos em uma mesma família alimentaram temores de que o vírus tivesse sofrido uma mutação, adquirindo a capacidade de passar de uma pessoa para outra. Tal mutação poderia provocar o aparecimento de uma grande pandemia global, na qual poderiam morrer milhões de pessoas, segundo a OMS.
Um dos irmãos infectados morreu no dia 9 de janeiro. Depois disso, um irmão mais novo dele, de 42 anos, e um outro irmão de 36 anos acabaram apresentando sintomas do vírus. O irmão de 42 anos se recupera e poderá sair do hospital dentro de dois ou três dias.