Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Em alta, avicultura ganha mais estímulo no Sudoeste do PR

Construção de novos aviários é cena comum em todas as regiões do interior paranaense.

Redação AI 05/04/2004 – 05h49 – A administração municipal de Francisco Beltrão e a direção do Frigorífico Sadia, juntamente com os produtores rurais, comemoram a construção do 250o. novo aviário no município durante a administração do prefeito Vilmar Cordasso e do vice-prefeito Wilmar Reichembach. Para o secretário municipal de Interior, médico-veterinário Ademar Garcia, “a promessa foi de construir 300 novos aviários até o final da gestão, mas neste ritmo o número de novas unidades será maior”. 

Segundo informações da Secretaria do Interior, para cada aviário de 100 metros de comprimento são gastas, em média, 50 horas de trabalho, sendo, aproximadamente, 28 horas de máquinas com a terraplenagem e mais 23 horas com o cascalhamento do local, preparação da estrada de acesso e das áreas de manobra de caminhões.

“A administração municipal subsidia até 30 horas/ máquina para terraplenagem, o que passar disso, é pago pelo agricultor diretamente à empresa prestadora do serviço, quando terceirizado”, explica Garcia. “Como são muitos serviços, a Secretaria de Interior contrata empresas para realizar a terraplenagem”, complementa. Para cada aviário, o poder público municipal investe, em média, R$ 5 mil.