Redação AI 26/04/2004 – 04h33 – A Avestruz Master Agrocomercial Importação Exportação Ltda inaugurou, no último sábado, dia 24, uma nova fazenda do grupo, desta vez no município de Bela Vista de Goiás, a cerca de 50 quilômetros de Goiânia. De acordo com o presidente da Avestruz Master, Jerson Maciel da Silva, essa é a maior fazenda do ramo na América Latina, com 1.800 piquetes em seus 257 hectares de área total e capacidade para até 10 mil aves, embora esteja iniciando suas atividades com apenas 3.800. O evento contou com a presença do secretário da Agricultura, José Mário Schreiner, que representou o governador Marconi Perillo.
Conforme Jerson Maciel, a fazenda de Bela Vista foi concebida para ser o modelo da empresa para seus franqueados e para futuros projetos. A fazenda conta também com criatório de avestruzes, um a incubadora para os ovos das aves e um restaurante para atendimento aos visitantes, além de uma loja na qual são comercializados vários artigos produzidos a partir de subprodutos do avestruz. Segundo o empresário, os investimentos do grupo em Goiás já chegam a R$ 50 milhões, e outros R$ 16 milhões serão investidos na construção de um abatedouro em Bela Vista, cuja obras se iniciam na próxima semana.
Exportação
De acordo com Jerson Maciel, o abatedouro de avestruz, com capacidade para mil aves/dia, deve estar concluído em fevereiro ou março do próximo ano, iniciando suas atividades com o abate diário de 250 animais. Segundo ele, o mercado interno não está descartado, mas o grande objetivo é a exportação para os países europeus, onde há mercado amplo e garantido, hoje ocupado em grande parte pelos Estados Unidos, África do Sul e Austrália.
Jerson Maciel diz que as condições climáticas do Centro-Oeste habilitam a região a conquistar para o Brasil, rapidamente, o posto de terceiro maior criatório de avestruzes do mundo, superando a China