Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Brasil é o quinto país no mundo em área com orgânicos

As gôndolas de produtos orgânicos não são mais uma raridade nas grandes redes supermercadistas brasileiras e a cada dia cresce a procura pelos produtos livres de agrotóxicos.

Da Redação 21/06/2004 – 06h37 – Pesquisa realizada pela Sl Ecologia e Agricultura, uma organização não-governamental com sede na Alemanha, revela que 841 mil hectares das terras brasileiras são reservados a produtos orgânicos em cultivo e em extrativismo. Com isso, o País é o quinto no mundo, atrás dos Estados Unidos, Itália, Argentina e Austrália que, sozinha, produz orgânicos em 10 milhões de hectares. “Há um mercado imenso a ser explorado e os agricultores familiares brasileiros têm as condições para se inserirem nele de forma consistente”, afirma Arnoldo de Campos, coordenador de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Os números são confirmados pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais Orgânicos do Distrito Federal, Joe Carlo Valle, para quem as discussões sobre a agricultura orgânica precisam ser estendidas a todos os setores da sociedade. “Precisamos fazer algo como o sistema de saúde, com capilaride, a partir de reuniões municipais, estaduais e regionais, a fim de trocar experiências”, defende.

O mercado interno, não tão desenvolvido quanto o externo, já vem dando sinais de vitalidade. As gôndolas de produtos orgânicos não são mais uma raridade nas grandes redes supermercadistas brasileiras e a cada dia cresce a procura pelos produtos livres de agrotóxicos nos grandes centros urbanos do País. Em Brasília, a consumidora Iara Josengler, por exemplo, destaca “o melhor sabor e as vitaminas, além da certeza de uma produção bem cuidada”. E Rejane Verdana, também produtora, conta que já planta orgânicos em seu sítio, a 39 quilômetros da capital, mas para consumo próprio.

“Vale a pena pagar mais pelo que ainda não tenho plantado, pois o retorno é grande para a saúde”, afirma.