Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Oportunidades de negócios

Pé forte mostrará vantagens do investimento em avestruzes na 41a Expo. Agropecuária de Uberlândia.

Redação AI 26/08/2004 – A 41a Exposição Agropecuária de Uberlândia (Camaru 2004), que ocorrerá entre 27 de agosto e 7 de setembro, terá participação especial da Fazenda Pé Forte, um dos maiores criatórios de avestruzes do País. A empresa levará ao público do Triângulo Mineiro todas as vantagens econômicas da estrutiocultura (criação de avestruzes), atividade que vem crescendo em ritmo acelerado e atraindo produtores rurais interessados em multiplicar suas fontes de renda. “Esse crescimento não ocorre por acaso. A estrutiocultura é uma alternativa de negócio seguro, rentável, de fácil manejo e que exige pouco investimento”, afirma Joel Wolff, diretor da Fazenda Pé Forte, localizada em Uberaba (MG).

Segundo Wolff, a rentabilidade do negócio é garantida, mas alguns detalhes importantes devem ser observados. Um deles é o clima. A avestruz precisa de sol e calor e o solo seco é um grande aliado da saúde dos animais. O clima quente e a baixa quantidade de chuvas são perfeitos para a criação da avestruz, pois contribui para que os ovos não quebrem com facilidade ou absorvam bactérias da água presente no solo.

Outra necessidade é conhecer a origem dos animais. Na hora da compra dos animais é imprescindível adquirir somente aves de origem conhecida e saudáveis, microchipadas e com ficha de acompanhamento veterinário desde o nascimento.

“Na Pé Forte, que já comercializa aves para São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Ceará, Paraná, Goiás, Rio Grande do Norte e Mato Grosso, as aves são rastreadas por meio de fichas individuais de acompanhamento das matrizes, com informações sobre genética, sanidade, produtividade, acompanhamento veterinário e avaliação zootécnica”, ressalta Joel Wolff. Além disso, utiliza a tecnologia israelense de criação, de baixo custo e alta rentabilidade.

Na Exposição Agropecuária de Uberlândia, a Pé Forte mostrará aos produtores rurais o seu Projeto Integração, que inclui a formação de pólos de criação de avestruz pelo País inclusive no Triângulo Mineiro com infra-estrutura própria e centralização de assistência técnica, alimentação, manejo, gerenciamento, incubação e transporte. O material genético (aves), o know-how de criação e a responsabilidade técnica ficam por conta da Pé Forte. O produtor interessado em tornar-se parceiro do projeto precisa dispor apenas da área para criação. Além disso, cada grupo de cinco pólos estará conectado a uma central de abate e distribuição de carne e subprodutos do avestruz (couro, plumas etc), fechando a cadeia.