Da Redação 14/10/2004 – A Rússia não suspenderá o embargo às importações de carne brasileira por no mínimo três meses. O prazo foi estabelecido pelo ministro da Agricultura russo, Alexei Gordeyev, na terça, dia 12. Uma delegação brasileira esteve na Rússia esta semana para tentar convencer Moscou a acabar com a barreira imposta no dia 20 de setembro, após o registro de febre aftosa no Estado do Amazonas. A Rússia é o maior importador de carne bovina e de porco do Brasil e um grande importador de frango.
“Nós não retomaremos (as importações do Brasil) no futuro próximo…acredito que as restrições permanecerão por, pelo menos, três meses”, disse a repórteres Gordeyev.
Ele declarou ainda que o tipo de febre aftosa encontrado no Brasil não tinha sido visto na Rússia ou na Europa por muitos anos, tornando qualquer surto nesta parte do mundo altamente perigoso para os animais.
O chefe do Serviço Federal de Inspeção Fitossanitária e Veterinária russo, Sergei Dankvert, afirmou na segunda que a falta de vacinas na Rússia para conter o tipo de vírus descoberto no Brasil poderia impedir a suspensão parcial ou total do embargo.