Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Segmento tem representação no PNSA

UBA indica Bernardo Carneiro (ABRE) para integrar o PNSA no segmento de estrutiocultura.

Redação AI 18/10/2004 – O presidente da UBA (União Brasileira de Avicultura), Zoé Silveira D`Avila, em carta oficial dirigida ao Departamento de Defesa Animal do Ministério da Agricultura Pesca e Abastecimento (MAPA – DF), datada de 23 de setembro, anunciou os nomes dos representantes da entidade para compor o Conselho Consultivo do Plano Nacional de Sanidade Avícola (PNSA).

O nome escolhido para ocupar a cadeira reservada à estrutiocultura, é do médico veterinário Bernardo Carneiro, que ocupa cargo de representante da ABRE (Associação Brasileira de Estrutiocultura) para a região Nordeste.

Carneiro vem se destacando, tanto no campo da pesquisa aplicada à criação racional de avestruzes, com estudos nas áreas de nutrição e manejo apresentados nos eventos técnico-científicos do setor; bem como, no campo administrativo, enquanto gerente de produção da Fazenda Canhotinho, localizada em Quixeramobim, um dos maiores projetos estrutiocultores do estado do Ceará.

Carneiro também possui forte visão cooperativista, sendo o responsável técnico da Cooperativa Cearense dos Criadores de Avestruzes do Ceará Ltda. – COCECAL (a primeira cooperativa de estrutiocultura do Brasil). A organização se encontrava numa situação precária, do ponto de vista de perspectivas futuras; sendo que com a entrada de Carneiro, notou-se um nítido processo de revitalização, sustentado por um plano diretor com visão de cadeia produtiva integrada, experiência que Carneiro traz de seus 20 anos dedicados à avicultura. “Atualmente a COCECAL, é um dos projetos cooperativistas mais sólidos e promissores do Brasil”; afirma Pedro Colaço, presidente da COCECAL.

Para suplência da cadeira de estrutiocultura, foi indicado o nome do
veterinário Roberto Arana Elmor, superintendente Técnico da ACAB (Associação dos Criadores de Avestruzes do Brasil).