Da Redação 17/11/2004 – O presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), o ex-ministro Marcus Vinícius Pratini de Morais, declarou ontem à noite em Porto Alegre estar aguardando uma solução rápida para o embargo da Rússia à carne das demais regiões brasileiras. Pratini frisou que a decisão dos russos é equivocada do ponto de vista técnico. O ex-ministro afirmou ainda que o embargo deverá terminar assim que a visita de inspeção de três veterinários russos às regiões produtoras do Brasil for concluída.
Os técnicos da Rússia viajaram ontem a Brasília, onde terão encontros com representantes do Ministério da Agricultura. Um veterinário da Abiec acompanha a delegação russa. Até setembro, o Brasil já havia exportado para a Rússia 1,16 bilhão de dólares, sendo que deste total 90% foram embarques de carne, e o restante, principalmente açúcar, café e tabaco. Pratini realizou a palestra ””O agronegócio brasileiro e o mercado internacional”” no Hotel de Ville, na Capital.
A ampliação do comércio bilateral entre Brasil e Rússia foi um dos temas discutidos ontem na reunião entre os conselhos empresariais dos dois países. O encontrou marcou a instalação do Conselho Empresarial Brasil-Rússia presidido por Pratini.