Da Redação 25/11/2004 – Lançada pelo Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA-USP), versão 4.1, com atualizações na base de dados e estabelecimento de nova sistemática na exibição dos resultados de buscas.
A TBCA-USP contém dados de composição centesimal, fibra alimentar, amido resistente, vitamina A e carotenóides, ácidos graxos e colesterol. Todos os dados de um alimento são apresentados em uma única tabela de acordo com a disponibilidade das informações. Segundo o próprio Departamento de Alimentos da USP, a tabela vem sendo continuamente atualizada; a inserção de novos alimentos e nutrientes é sempre uma meta a ser atingida, muitas vezes difícil pela falta de informações nacionais disponíveis. No entanto, o levantamento de dados é feito de forma constante e sempre que informações relevantes sobre outros nutrientes ou componentes estiverem disponíveis serão incluídos na TBCA-USP. “Já estão sendo compilados dados de vitamina C e compostos bioativos”, dizem os coordenadores do trabalho.
Os dados apresentados na tabela referem-se ao teor do nutriente por 100g de porção comestível do alimento e por gramas de uma medida caseira/unidade. No caso de alimento líquido, o volume foi convertido em gramas de acordo com a densidade do produto. O número de lotes analisados está representado pela letra n. O componente que não foi analisado está indicado por n.a. e o componente, cujo teor não foi detectado, por n.d.
Várias empresas têm colaborado com a TBCA-USP enviando dados referentes à composição química dos alimentos, devidamente acompanhados de laudos analíticos detalhados. Pode ocorrer que alguns destes alimentos mencionados não estejam disponíveis no mercado, por conta de serem sazonais, regionais, ou estarem em vias de sair de linha.
Veja os exemplos de tabelas nutricionais de peito de frango cru sem pele e de pernil suíno temeperado .