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Sadia propõe parceria para "cercar" Perdigão

A fim de fortalecer as transações da agroindústria na região Centro-Oeste, onde sua concorrente, a Perdigão, tem atuado fortemente, a Sadia Alimentos fez uma proposta de parceria para a Só Frango, de Brasília.

Redação AI 16/12/2004 – A Sadia Alimentos fez uma proposta de parceria para a Só Frango, de Brasília, que prevê a compra de parte da produção de frango da empresa para exportação com a marca Sadia. As duas companhias confirmam as conversações sobre a parceria e negam que esteja em negociação a compra da Só Frango pela Sadia.

Fontes do mercado e outras próximas à Sadia afirmam, porém, que a intenção vai além da parceria. Haveria interesse da Sadia em adquirir a Só Frango porque a empresa quer se fortalecer na região Centro-Oeste, onde a Perdigão, sua maior concorrente, tem o complexo industrial de Rio Verde (GO) e vai construir uma unidade em Mineiros (GO). “A Sadia está cercando a Perdigão”, comentou um analista do setor.

Ainda na estratégia de se fortalecer em regiões fora do Sul do país, a Sadia tem ampliado investimentos em Uberlândia (MG), onde tem a Rezende Alimentos.

Oficialmente, por meio de sua assessoria de imprensa, a Sadia confirmou ter feito a proposta de parceria, “nos mesmos moldes das já existentes com Minuano, Globoaves e Diplomata”. Essas empresas abatem frango que é exportado com a marca Sadia. De acordo com a assessoria da companhia, a Só Frango ainda não respondeu à proposta feita.

Em Brasília, o superintendente-geral do frigorífico Só Frango, Ricardo Mognol Brandalise, negou que a empresa esteja à venda. O executivo afirmou que a empresa foi procurada pela Sadia para o estabelecimento de uma parceria. “Recebemos uma proposta para fornecer, inicialmente, 100 mil aves por dia para que a Sadia exporte com a marca própria deles”, disse Brandalise.

O executivo disse que a empresa ainda está estudando a parceria e que, até o momento, não há nada fechado. “Recebemos propostas parecidas de outras empresas, inclusive estrangeiras”, disse.

Com sede em Brasília e faturamento de R$ 220 milhões anuais, a Só Frango abate por dia 150 mil aves, segundo o executivo. Para fechar a parceria, a empresa precisaria fazer investimentos em sua área industrial para poder abater 250 mil aves diárias.

O grupo deve encerrar este ano com receita de exportações de US$ 18 milhões, crescimento de 800% sobre os US$ 2 milhões de 2003. “Traçamos uma estratégia de crescimento no mercado externo e talvez isso tenha atraído o interesse de outras empresas no grupo”, disse Brandalise.