O professor do Campus Medianeira da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Thiago Edwiges, foi premiado com o 2º lugar na Categoria Profissional Destaque durante o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano. O reconhecimento veio em virtude de seus estudos na área de aproveitamento de resíduos orgânicos para compostagem, vermicompostagem e produção de composto orgânico, além da geração de biogás a partir desses materiais.
Há quase dez anos, Edwiges iniciou seus trabalhos no setor, que se intensificaram com a análise de materiais mais complexos, como o bagaço da cana-de-açúcar. Essa matéria-prima, que é gerada em grandes quantidades no Brasil, é mais seca e contém menos matéria orgânica biodegradável, o que exige técnicas aprofundadas para permitir a conversão do carbono em energia pelos microrganismos presentes nos resíduos.
O objetivo dos estudos de Edwiges é promover a economia circular e atividades de baixo carbono, reduzindo a pressão por mais áreas em aterros sanitários e produzindo bioinsumos como fertilizantes e energia de forma descentralizada. Segundo o pesquisador, as próximas etapas incluem análises de viabilidade econômica e testes em escala piloto, visando o possível financiamento de empresas interessadas nessas inovações. As pesquisas contaram com parcerias internacionais, como a University of Southern Denmark, da Dinamarca, e a Griffith University, da Austrália, para aprimorar os conhecimentos e aumentar a produção de biogás a partir de resíduos orgânicos.