Redação AI 01/07/2003 – O frigorífico de frangos da Sadia em Concórdia conquistou um certificado que garante a manutenção das exportações para a Europa. A EFSIS, órgão responsável pela verificação do atendimento dos pré-requisitos necessários para quem deseja entrar no mercado europeu, concedeu ontem a certificação máxima ao frigorífico após a análise de 36 itens. “O certificado significa o mais alto nível de atendimento aos padrões da BRC Standard, que regulam a produção de alimentos na Europa”, explicou o gerente do frigorífico, Laércio Pirolli.
A unidade de Concórdia é uma das maiores da Sadia e industrializa carne suína e de aves. O frigorífico de aves vem trabalhando nos últimos anos tornar-se uma referência internacional no setor. Há dois anos, o frigorífico recebeu um primeiro certificado que o credenciou a entrar no mercado europeu. Agora, com a certificação concedida pela EFSIS, a Sadia derrubou as últimas restrições para exportar frangos inteiros ou em pedaços para os países da União Européia.
A empresa auditora observa principalmente os processos de produção e a infra-estrutura do frigorífico. Segundo o auditor Steve Foster, o frigorífico da Sadia em Concórdia está entre os melhores do mundo. De acordo com os critérios da EFSIS, uma empresa com até 12 não-conformidades é considerada excelente. Foster localizou apenas cinco não-conformidades em Concórdia.