Redação AI 11/07/2003 – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento firmou ontem (10) termo de cooperação com a União Brasileira de Avicultura (UBA), Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef) e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), para intensificar o Programa Nacional de Controle e Melhoria da Qualidade do Frango. Segundo o secretário executivo do ministério, Amauri Dimarzio, o acordo vai permitir fortalecer a fiscalização, dar um reforço de orçamento e de técnicos especializados da área. “Por exemplo, a industria poderá nos ajudar, investindo em equipamentos sem precisar passar por uma licitação”,disse.
No encontro, ficou decidida a criação de um grupo de trabalho com dois representantes do setor e três do ministério, para atuar no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa). De acordo com Dimarzio, “será o pequeno comitê responsável pela gestão desse convênio”. Também foi anunciada uma proposta para implantar um selo de qualidade do setor.
Segundo Júlio Cardoso, presidente da Abef, a finalidade do convênio é desenvolver e dinamizar as exportações do setor, garantindo não só a qualidade da carne exportada, como também a doméstica. “Hoje, o Brasil é o segundo maior produtor e exportador mundial de frangos, respondendo por um terço do total comercializado no mercado internacional”, disse Cardoso. A Abef tem 18 associados, responsáveis por 75% da produção brasileira frango e 96% das exportações.