A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) divulgou um estudo científico que destaca a importância das proteínas animais para a saúde e nutrição das pessoas em todas as faixas etárias. De acordo com a FAO, as proteínas animais contêm nutrientes essenciais que não são encontrados em quantidade e qualidade adequadas nos alimentos de origem vegetal.
O estudo, intitulado “Contribuição dos Alimentos de Origem Animal como Fontes de Dietas Saudáveis para Melhorar a Nutrição e a Saúde das Pessoas”, ressalta que as proteínas animais são especialmente vitais em momentos-chave da vida, como durante a gravidez, lactação, infância, adolescência e velhice.
A FAO destaca que carne, ovos e leite fornecem uma variedade de macronutrientes e micronutrientes importantes, como proteínas, gorduras, carboidratos, ferro, cálcio, zinco, vitamina B12, colina e compostos bioativos. Esses nutrientes têm funções essenciais para a saúde e o desenvolvimento humano.
O estudo também aborda a importância do consumo adequado de alimentos de origem animal para combater deficiências de micronutrientes, como ferro e vitamina A, que afetam crianças e mulheres grávidas em todo o mundo.
Além disso, a FAO destaca que, se consumidos como parte de uma dieta equilibrada, os alimentos de origem animal contribuem para alcançar metas nutricionais estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Essas metas estão relacionadas à redução do crescimento infantil prejudicado, baixo peso ao nascer, anemia em mulheres em idade reprodutiva, obesidade e doenças não transmissíveis em adultos.
O estudo também menciona que o consumo de carne bovina in natura em quantidades de até 71 gramas por dia é considerado seguro em relação ao risco de doenças crônicas.
Com base nessas informações, o Subcomitê de Agricultura e Pecuária da FAO está incentivando os governos a atualizarem as diretrizes nutricionais, levando em consideração que carne, ovos e leite podem contribuir para atender às necessidades específicas de nutrientes ao longo da vida das pessoas.