Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústrias em expansão

Fabricantes catarinenses que trabalham com aves e suínos estão entre as empresas que mais vêm empregando nos últimos anos.

Da Redação 29/09/2003 – 01h06 – O presidente da Coopercentral Aurora e do Sindicato das Indústrias de Carnes, José Zeferino Pedrozo, disse que muitas empresas, como a Sadia, Seara e Aurora, fizeram ampliações que geraram milhares de empregos nos últimos anos.

A Aurora quase dobrou o quadro funcional nos últimos três anos, passando de 4 mil para 7,7 mil funcionários. Somente em 2003, foram abertas 412 vagas, um aumento no volume de postos de trabalho de 7,36 mil para 7,77 mil.

A Seara Alimentos ampliou o quadro funcional de 800 para 2 mil pessoas, somente na unidade de Itapiranga. Neste mês, serão abertas 150 vagas na unidade, com a duplicação da indústria de processados. Para o próximo ano, o número de funcionários da Seara em todo o Estado deve passar de 13 para 14 mil.

Além disso, um novo frigorífico, da Oeste Aves Agroindustrial, deve ser inaugurado até o final do ano em Guatambu, gerando 150 empregos. A decepção foi a Chapecó Alimentos, que demitiu mais de 2 mil funcionários só no Estado. Pedrozo disse que espera uma solução para que a empresa volte a produzir e empregar.

Expectativa é com a Chapecó Alimentos

No dia 30 encerra o prazo concedido pela Dreyfus para fechar a negociação. A proposta é de R$ 175 milhões, desde que os credores, que têm R$ 1 bilhão para receber, concordem com um deságio.

Outro fator que preocupa Pedrozo é a queda no abate de suínos, por falta de matéria-prima. Os frigoríficos reduziram em até 20% o abate, deixando parte da capacidade ociosa. Se esta ociosidade for contínua, pode haver algumas demissões. Mas Pedrozo acredita que o setor de suínos vai se recuperar e voltar a contratar. A Seara planeja ampliação da unidade na cidade homônima, gerando novos empregos.