Redação AI 20/20/2003 – 06h20 – Na próxima terça-feira (21) começa em Brasília o 18 Congresso Brasileiro de Avicultura. Vai reunir produtores, altas autoridades federais e membros do Legislativo, com o objetivo de avaliar o atual estágio de desenvolvimento do setor avícola, seu papel na alimentação da população brasileira e sua contribuição para o equilíbrio da balança comercial. O evento prossegue até o dia 23, quinta-feira, no auditório do Itamaraty.
O congresso ocorre no momento em que o setor avícola, além de abastecer plenamente o mercado interno, registra record sem precedentes no mercado externo. As exportações de carne de frango tiveram crescimento de 25,7% no período de janeiro a setembro de 2003, marca que supera, inclusive, o desempenho médio do conjunto do agronegócio brasileiro, responsável por sucessivos superávits nas transações externas do país.
O setor avícola exibe outros números animadores. A produção de carne de frango experimentou incremento de 3,20% nos três primeiros trimestres do ano e o total de aves produzidas cresceu 2,05%. A evolução desses indicadores ganha maior importância em razão do empenho do Governo Lula em combater a fome e a desnutrição. “As metas do Programa Fome Zero se tornam mais viáveis pela total disponibilidade da carne de frango em todos os lugares do Brasil. Ela é, sem dúvida, a proteína animal mais barata e acessível existente no mercado”, destaca o presidente da União Brasileira de Avicultura (UBA), Zoé Silveira dÁvila.