Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Avicultura brasileira em destaque

Produtores e representantes de fábricas de rações animais da Austrália e Ásia vieram ao Brasil conhecer atividade avícola.

Redação AI 24/10/2003 – 11h48 – Representantes de 12 empresas avícolas e de alimentação animal da Austrália, da Malásia e da Tailândia vieram conhecer de perto a avicultura brasileira. Entre 11 e 15 de outubro, eles participaram do evento Alltechs Brazil International Poultry Conference, iniciativa da Alltech do Brasil – líder mundial em biotecnologia animal e agrícola para troca de informações entre organizações avícolas do País e de outras partes do mundo, visando intercâmbio tecnológico e comercial. O evento ocorreu em Foz do Iguaçu (PR), com visitas a empresas e cooperativas avícolas.

O Alltechs International Poultry Conference é promovido anualmente pela Alltech e reúne grupos de produtores do exterior, que vêm ao Brasil discutir temas ligados às tendências e práticas atuais da avicultura brasileira, como aspectos relacionados à produção, segurança alimentar, sanidade e nutrição dos animais. O principal objetivo do encontro é discutir a produção de alimentos seguros e de alta qualidade, sem resíduos químicos, atendendo às exigências dos consumidores. O grupo, formado por empresários do setor avícola da Austrália, Tailândia e Malásia, pôde trocar estas experiências com os avicultores brasileiros e especialistas em nutrição e saúde de aves. Também foi possível verificar que a avicultura brasileira utiliza tecnologia de última geração.

Para mostrar toda a tecnologia utilizada no País, profissionais da Alltech Brasil fizeram apresentações sobre a aplicação de aditivos orgânicos na avicultura, como Sel-Plex, produto a base de selênio orgânico, importante para o desenvolvimento de aves, já conhecido na Austrália e na Tailândia, e que proporciona resultados positivos em termos de ganho de peso vivo, taxa de conversão alimentar e rendimento das carcaças processadas.

Nas visitas às cooperativas avícolas paranaenses, localizadas no oeste do Paraná, os visitantes do exterior puderam conhecer in loco um pouco mais sobre as aplicações práticas de tecnologias naturais para o desenvolvimento animal no Brasil. É consenso entre os produtores brasileiros e os colegas australianos e asiáticos que para responder às exigências dos consumidores e às regulamentações governamentais, a indústria de produção animal deve se adaptar a um mundo sem antibióticos promotores de crescimento. Nesse sentido, o mananoligossacarídeo fosforilado (Bio-Mos) é a alternativa mais viável aos antibióticos promotores de crescimento. Este aditivo orgânico permite ao animal digestão mais fácil dos nutrientes e por isso contribui para a redução de até 7% da mortalidade.

Estiveram no Brasil cinco representantes da avicultura australiana, quatro da tailandesa e três da malasiana. Os empresários estrangeiros apreciaram o profissionalismo do avicultor brasileiro, em especial o potencial de crescimento da atividade no País, que é o segundo maior exportador mundial perdendo somente para os Estados Unidos. Os visitantes ficaram particularmente impressionados com os investimentos feitos em novas tecnologias e no constante incentivo dado aos funcionários para que prossigam seus estudos, a responsabilidade social nas empresas brasileiras.

Essa não foi a primeira vez que produtores de outros países vieram ao Brasil a convite da Alltech. Em outubro de 2002, um grupo de empresários e produtores da Grã-Bretanha conheceu de perto a avicultura brasileira. O objetivo dessas viagens é a integração entre produtores, na contribuição para o aumento da competitividade da carne brasileira no mercado internacional.