Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agrishow Cerrado já movimenta Rondonópolis

A Cidade já está se preparando para a terceira edição da feira, que vai acontecer de 13 a 17 de abril de 2004.

Da Redação 04/11/2003 – 06h20 – Rondonópolis (210 quilômetros ao Sul de Cuiabá) já está se preparando para a terceira edição da Agrishow Cerrado, que vai acontecer de 13 a 17 de abril de 2004. A expectativa é de aumentar o número de expositores para 250, e com isso, alcançar um crescimento em torno de 15% em comparação a edição deste ano e que mais de 35 mil pessoas visitem a feira.

A versão Cerrado da maior feira de tecnologia de campo em ação, deve superar daqui há seis anos, pelo menos e é esta a expectativa dos organizadores, a tradicional feira de Ribeirão Preto (SP), “a criatura deve superar o criador”, prevê o presidente do Sistema Agrishow, Sérgio Magalhães.

Ele acredita que o mercado deve crescer bastante no setor agrícola na região Centro-Oeste. Em 2003, a Agrishow Ribeirão Preto movimentou aproximadamente R$ 1,1 bilhão de reais, quase o dobro dos R$ 650 milhões registrados na segunda edição da versão criada pelo sistema para o Cerrado brasileiro. “Acredito que dentro de no máximo seis anos a feira de Rondonópolis seja superior à de Ribeirão Preto em volume de negócios”, explicou. Entre as empresas que já confirmaram participação estão Jacto, Marchesan e AGCO.

Para o presidente da ABIMAQ a versão Cerrado está mais do que consolidada. Ele explicou durante a reunião, que marcou o início das atividades em Rondonópolis, que ainda existe a possibilidade de realização de uma “segunda Agrishow”, voltada também para o Cerrado. “Podemos fazer mais uma feira provavelmente na cidade de Rio Verde (GO)”, adiantou.

Como nas edições anteriores, a Agrishow Cerrado 2004 será realizada no Parque de Exposições de Rondonópolis. A programação prevê demonstrações dinâmicas de máquinas e implementos, apresentação de produtos em áreas especialmente cultivadas para o evento e também um módulo completo com tecnologias e produtos desenvolvidos especificamente para os pequenos produtores.

“Estamos nos empenhando ao máximo para consolidar Rondonópolis e Mato Grosso no roteiro de grandes eventos agrícolas do Brasil e do Mundo. Mas esse trabalho só terá o êxito esperado se houver o envolvimento de todos imprensa, autoridades e a sociedade civil”, afirmou o presidente da Fundação MT, Hugo Ribeiro.

O prefeito Percival Muniz e o secretário estadual de Assuntos Estratégicos, Clóves Vetoratto, que representou o Governador Blairo Maggi, destacaram a importância da Agrishow Cerrado como expressão do desenvolvimento do Estado e exemplo para o país.

“Além de mostrar o que temos de melhor, garantindo boas oportunidades de negócios para empresas e produtores, a Agrishow Cerrado projeta Rondonópolis e Mato Grosso no cenário nacional e confirma o Brasil Central como a região de maior potencial agrícola no mundo”, afirmou Percival Muniz.

Clóves Vetoratto assegurou que o Governo do Estado dará todo o apoio necessário, como parceiro na realização, e previu um resultado expressivo na comercialização da feira no ano que vem.

“Os números da Conab confirmam um aumento de área considerável. Só a cultura da soja deve agregar cerca de 600 mil hectares na próxima safra. Esse aumento inevitavelmente repercutirá numa demanda maior por máquinas, insumos e demais produtos relacionados à atividade agrícola aquecendo as vendas durante a Agrishow Cerrado 2004”, vaticinou.