Da Redação 27/11/2003 – 05h00 – “Tecnologia, Legislação e Mercado Mundial de Alimentos Funcionais” é o tema desta quinta-feira na X Jornada Tecnológica Internacional de Londrina, que começou ontem. O diretor do Institut des Nutraceutiques et des Aliments Fonctionnels, de Quebec (Canadá), Yves Desjardins e Cláudio Hermann Domingos Magalhães, da Anvisa, são conferencistas convidados.
No primeiro dia do evento, a palestra de Júlio Cesar Félix, diretor de Certificações do Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar) foi a principal atração. Ele falou para uma platéia de 60 pessoas sobre as novas tendências em certificação no mundo. O meio ambiente e a segurança alimentar, segundo ele, são as áreas de maior interesse devido à procura crescente pela qualidade de vida.
Em relação ao meio ambiente, dois dos principais certificados fornecidos pelo Tecpar são o ISO 14000, sobre sistema de gestão ambiental, e o certificado para empresas que comercializam crédito de carbono. Este último refere-se à redução ou sequestro do gás carbônico que ataca a camada de ozônio e altera o clima mundial através do efeito estufa. O Tecpar é uma das entidades de pesquisa que pleiteam a recomendação da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) que emitirá o Certificado de Emissões Reduzidas (CER) aos integrantes do Protocolo de Kyoto.
O Certificado de Gestão da Inovação Tecnológica é um dos que mais interessou aos participantes da Jornada. Segundo Félix, esse título garante que a empresa tem capacidade para gerenciar seus processos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. “Queremos fazer do Parque Tecnológico de Londrina uma extensão do Tecpar para facilitar nossa parceria”, frisou o executivo que já participou de outras edições desse evento.
As inscrições são gratuitas e mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (43) 3324-3212.