Da Redação 09/12/2003 – 04h30 – Está garantida a retomada das atividades do Frigorífico Chapecó, em Santa Rosa. Ontem pela manhã, no gabinete do governador Germano Rigotto, o grupo Alibem Comercial de Alimentos anunciou o arrendamento da unidade, desativada há quase um ano.
O negócio, que envolve opção de compra, é estimado em R$ 22 milhões.
“A reabertura significa a retomada dos empregos na região, que precisa se desenvolver mais e tem enorme potencial, mas sofreu um baque com o fechamento (da unidade)” disse Rigotto.
Segundo o presidente do grupo Alibem, Carlos Lee, poderão ser criados até 950 empregos diretos. As contratações começam a ser feitas hoje e a expectativa é de que a unidade entre em funcionamento nos próximos dias.
“Não é uma vitória, é um compromisso, pois sabemos da importância do frigorífico para toda a região” comentou Lee.
Atolado em dívidas, o frigorífico demitiu cerca de 850 funcionários no início deste ano. Segundo o prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini (PP), a empresa e seus fornecedores representavam 18% da atividade econômica do município e 64% da economia de Nova Candelária.
“É o melhor presente de Natal que poderíamos receber” disse.
Com sede na Capital, a Alibem mantém um frigorífico em Santo Ângelo e uma planta de desossa de carne suína emTupanciretã.