“A Avepar está pronta para ganhar o mundo”, comemora o empresário Celso Mattiolo que acaba de receber a habilitação do Ministério da Agricultura e a visita de duas importantes missões internacionais interessadas em importar carne de frango. Com capacidade de abater 200 mil/aves/dia a planta industrial é uma das mais modernas do País.
Avepar está habilitada para lista geral sob o SIF 2512, que inclui o estabelecimento na lista geral de exportadores de carnes de aves para carne de aves “in natura” e miúdos de aves “in natura”. “Agora a Avepar faz parte de um grupo seleto de empresas habilitadas para exportar com o aval do órgão credenciador que é o MAPA. Já temos certificação halal para exportar para mercados islâmicos e já recebemos uma missão asiática que saiu daqui muito bem impresionada”, afirmou o empresário Celso Mattiolo.
O credenciamento foi comemorado pela equipe que trabalhou unida na reconstrução, reinício de atividades e acompanhou as auditorias para habilitação para exportar, o que deve representar um incremento importante na produção. Com isso o Estado de Santa Catarina, que lidera as vendas externas do produto com 502,9 mil toneladas no primeiro semestre deste ano, passa a contar com mais uma planta de abates credenciada e pronta para exportar.
O credenciamento para lista geral pelo Ministério da Agricultura foi assinado no dia 01 de outubro em Brasilia, e agora o frigorífico que tem capacidade para abater 200 mil aves/dia inicia as negociações com os traders e compradores. Nas últimas semanas duas missões visitaram a planta de abates e aprovaram a estrutura e tecnologia implantada.
A comemoração do credenciamento tem sabor especial para a equipe Avepar, porque o frigorífico construído em Abelardo Luz, Oeste catarinense, foi inaugurado em dezembro de 2007 e em seguida destruído por um incêndio 16 dias depois. Com um esforço conjunto de empresas parceiras o frigorífico foi reconstruído em tempo recorde e reinaugurado em dezembro de 2008. Agora com 06 meses de funcionamento saiu a tão esperada habilitação para exportação.
A história da Avepar é marcada por superação e garra, após a destruição quase que total, a empresa foi reconstruída em menos de um ano, e hoje é considerada uma das plantas mais modernas do país. Desde o início do ano a produção de 60 mil/aves/dia estava voltada apenas para o mercado interno, e em breve a unidade de abates deve dobrar essa capacidade para atender a demanda dos importadores.
Exportar com marca própria
Recentemente uma missão do Oriente Médio visitou as instalações e conheceu a empresa abrindo a possibilidade de exportar para o mercado islâmico. Outra visita que deve render bons negócios foi a comitiva japonesa que percorreu toda unidade de abate, acompanhando todas as etapas de produção.
A missão japonesa foi recepcionada pelo próprio empresário Celso Mattiolo, foram dois dias de visitas para conhecer a estrutura e capacidade produtiva do abatedouro. “Em 30 anos de atuação no mercado mundial de carne de frango e após conhecer a estrutura de diversas fábricas pelos mais de 50 países que visitei, posso dizer que a planta da Avepar em Abelardo Luz está entre as 10 fábricas mais modernas que já conheci.” Declarou o Sr. Naomi Watanabe, presidente da empresa importadora e líder da comitiva. Os primeiros negócios com os japoneses devem ser efetivados nos próximos meses e até o final de 2009, os frangos com a marca Avepar estarão presentes em diversos países do mundo. Com informações da assessoria de imprensa da empresa.